Resumindo, o Clube dos 13 surgiu em 1987 para representar os 20 maiores clubes do Brasil. A instituição dialoga com a CBF sobre a forma de disputa dos torneios nacionais além de ser o negociador dos clubes em relação aos direitos de transmissão de jogos e à distribuição de cotas de TV (aberta e fechada) e de publicidade, que incluem o serviço mobile, internet e placas e anúncios em estádios.
Os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro e mais o Corinthians romperam com o C-13 nesta semana. O motivo é que a partir de 2012, os clubes poderão negociar, individualmente, suas cotas de publicidade e de transmissão de TV com a emissora que lhes convêm por meio de licitação.
Hoje, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Vasco recebem quatro milhões a mais que a Raposa (R$ 12 milhões). O motivo de receberem mais, infelizmente, é mercadológico, ou seja, quem tem mais mídia no Brasil ganha mais, o que é, de certa forma, injusto.
A pergunta é: - O Cruzeiro deve sair do Clube dos 13 também? Há pontos positivos e negativos para a resposta. Em caso de desligamento, a vantagem para o Cruzeiro é estar livre para negociar suas cotas de transmissão e de publicidade. O clube poderá ter a oportunidade de lucrar muito mais e isso pode ser um diferencial para os cofres celestes.
Em contrapartida, como as cotas são distribuídas de acordo com a popularidade dos clubes no país, o Cruzeiro pode não conseguir arrecadar individualmente o valor que ele ganha hoje e permanecer no C-13 pode ser uma vantagem, já que a instituição espera, no mínimo, dobrar o valor das cotas para a Raposa nos próximos três anos. E agora, ficar ou não ficar, eis a questão.
Estimativa de arrecadação para o triênio 2012/2013/2014:
De R$ 16 milhões para R$ 42 milhões - Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco da Gama
De R$ 14,4 milhões para R$ 36 milhões - Santos
De R$ 12 milhões para R$ 30 milhões - Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional, Grêmio e Bahia
De R$ 9,2 milhões para R$ 24 milhões - Sport, Goiás, Vitória, Coritiba, Portuguesa, Guarani e Atlético-PR
Os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro e mais o Corinthians romperam com o C-13 nesta semana. O motivo é que a partir de 2012, os clubes poderão negociar, individualmente, suas cotas de publicidade e de transmissão de TV com a emissora que lhes convêm por meio de licitação.
Hoje, Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Vasco recebem quatro milhões a mais que a Raposa (R$ 12 milhões). O motivo de receberem mais, infelizmente, é mercadológico, ou seja, quem tem mais mídia no Brasil ganha mais, o que é, de certa forma, injusto.
A pergunta é: - O Cruzeiro deve sair do Clube dos 13 também? Há pontos positivos e negativos para a resposta. Em caso de desligamento, a vantagem para o Cruzeiro é estar livre para negociar suas cotas de transmissão e de publicidade. O clube poderá ter a oportunidade de lucrar muito mais e isso pode ser um diferencial para os cofres celestes.
Em contrapartida, como as cotas são distribuídas de acordo com a popularidade dos clubes no país, o Cruzeiro pode não conseguir arrecadar individualmente o valor que ele ganha hoje e permanecer no C-13 pode ser uma vantagem, já que a instituição espera, no mínimo, dobrar o valor das cotas para a Raposa nos próximos três anos. E agora, ficar ou não ficar, eis a questão.
Estimativa de arrecadação para o triênio 2012/2013/2014:
De R$ 16 milhões para R$ 42 milhões - Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco da Gama
De R$ 14,4 milhões para R$ 36 milhões - Santos
De R$ 12 milhões para R$ 30 milhões - Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional, Grêmio e Bahia
De R$ 9,2 milhões para R$ 24 milhões - Sport, Goiás, Vitória, Coritiba, Portuguesa, Guarani e Atlético-PR
Imagem: Divulgação
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